Olá!
Este espaço é destinado a textos, artigos, novidades e dicas relacionados a exercício físico e saúde!
Sejam Bem Vindos!
Lembre-se sempre:
CAMINHE E PROLONGUE O SEU CAMINHO!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Atividade Física ou Exercício Físico?


Uma pergunta muito comum dos meus clientes é se tem diferença entre estas duas expressões: atividade física e exercício físico. A resposta é sim. Acho importante se conhecer estes conceitos.
Vamos aprofundar um pouquinho:
O funcionamento do corpo é mantido por um equilíbrio dinâmico que necessita de atividades para funcionar normalmente. A atividade física é uma parte integral e complexa do comportamento humano, envolvendo componentes culturais, sócio-econômicos, psicológicos e é dependente de vários fatores como o tipo de trabalho, tipo físico, personalidade, quantidade de tempo livre, possibilidades de acesso a locais e instalações esportivas etc.
A Medicina desportiva e as ciências do esporte cada vez mais aperfeiçoam a teoria sobre atividade física como pocedimento eficaz tanto de prevenção, quanto no tratamento e reabilitação das doenças causadas pelo processo industrial e automação provocadas no organismo humano, em virtude do sedentarismo e das mudanças nos hábitos de vida.

O avanço da tecnologia e a diminuição do esforço físico da vida moderna, transformou os hábitos de exercitar-se cada vez mais necessários, pois os músculos são para serem usados, quando não, ou quando usados insuficientemente, eles tendem a atrofiar.

As atividades físicas são resultantes de transformações de energia química em energia mecânica

que caracteriza a contração muscular.

Em Guedes (1995), a atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. Assim, a quantidade de energia necessária à realização de determinado movimento corporal deverá traduzir o nível de prática da atividade física exigido por esse mesmo movimento.

Já o exercício físico é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física (Caspersen et alii apud Guedes, 1995).

Mesmo apresentando alguns elementos em comum, a expressão exercício físico não deve ser utilizada com conotação idêntica a atividade física. É fato que tanto o exercício físico como a atividade física implicam a realização de movimentos corporais produzidos pelos músculos esqueléticos que levam a um gasto energético, e, desde que a intensidade, a duração e a freqüência dos movimentos apresentem algum progresso, ambos demonstram igualmente relação positiva com os índices de aptidão física.
No entanto, exercício físico não é sinônimo de atividade física: o exercício é considerado uma subcategoria da atividade física. Diante dessa perspectiva, o exercício físico deverá apresentar conceito mais restritivo do que a atividade física

Hipócrates, já na sua época dizia:
"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade! comentários, sugestões e críticas sempre são bem vindos!

COMO CONTRATAR?

COMO CONTRATAR?